domingo, 1 de agosto de 2010

As Partes do Violão

Hoje, por ser o primeiro dia e pra ninguém reclamar que ainda nem pegou no violão pra começar a aprender, vamos ter 2 aulas, sendo que a primeira foi a aula de teoria musical.
Aconselho usar um caderno, para anotar as coisas mais importantes, e é preciso ter um violão também.
Já que vamos aprender violão, vamos aprender as suas partes.
Logo abaixo temos uma imagem representando suas partes:



Vou explicar as partes mais importantes: um violão comum possui 12 casas, as casas são os espaços entre 2 trastes. Trastes são essas divisórias que tem ao longo de todo o braço do violão. As casas são contadas da esquerda para a direita, para quem é destro, e da direita para a esquerda para quem é canhoto. Aconselho pra quem é canhoto inverter as cordas do violão.
As cordas são contadas de baixo para cima, sendo que a mais aguda e fina é a 1ª e a mais grave e grossa é a 6ª.
É preciso saber a contagem dos dedos também:


Se eu falar dedo 1 na 2ª casa, primeira corda, você vai colocar o dedo indicador da mão esquerda na segunda casa (que é o segundo espaço entre os trates) na corda mais fina, que é a primeira.

Vamos ao primeiro exercício:
Esse exercício é para você ter mais coordenação com os dedos da mão esquerda, além de que fará você esticar mais seus dedos, ficando mais fácil para fazer futuros acordes.
Eu usei guitarra, mas é a mesma coisa que violão, é que eu não tenho violão hehe


O segredo desse exercício é você fazer bem devagar e certo até acostumar e começar a fazer mais rápido, pois não adianta nada fazer rápido e tudo errado.
Peço que prestem atenção no tempo em que você vai tocar as cordas. Tente manter o mesmo tempo sempre, fazendo as notas soarem coordenadas igual está no video. Para isso use um metronomo ou bata o pé no chão, contando 1,2,3,4, mantendo o mesmo espaço entre cada contagem.
Se não estiver saindo som, não se preocupe, no começo é assim mesmo, pois nossos dedos não estão acostumados, depois eles começam a dar uns pequenos calos na ponta, deixando-os mais firmes. Para que isso aconteça é preciso pratica, pode ser chato ficar fazendo esse exercício, mas depois de um tempo fazendo você vai perceber o quanto evoluiu.
Eu começei o exercíco na 1ª casa, 6ª corda e terminei na mesma. Depois começe na 5ª casa, 6ª corda, depois na 9ª casa, para ir acostumando com as outras casas do violão.
Essa foi nossa segunda aula, espero que tenham gostado.
Pratiquem bem o exercício, para futuramente ficar mais fácil na hora de fazer os outros.
Alguma dúvida ou sugestão postarem nos comentários ou no meu twitter...
Comentem e divulguem se puder.
Bons estudos e até a próxima aula.
Vlww

Teoria Musical

Bom...
Vamos a nossa primeira aula.
Eu sei que, assim como eu quando comecei a aprender, você quer é pegar o violão e começar a tocar, então, por isso, acho que muitos irão ficar desapontados com a primeira aula, pois nela vamos aprender um pouco de teoria musical.
Mas pra quê estudar teoria musical?
Sempre antes de começar a praticar, você precisa saber a teoria primeiro para depois passar para a pratica, assim como qualquer curso que você fizer, e eu sei que lá na frente alguns irão perceber o quanto foi importante essa aula.
Hoje vamos falar sobre música em geral, pois quem quer tocar violão obviamente é pra tocar música.
Então o que é música e o que não é música? Você já parou pra se perguntar isso? Você gosta de rock, por exemplo, e acha que funk não é música, mas por quê? Então como indentificar o que é e o que não é música?
Vamos as explicações:
Música, para ser considerado música, precisa ter 3 elementos: Melodia, Harmonia e Rítimo. Se estiver faltando qualquer um desses 3 elementos em uma música, pode esqucer, não é música.
Mas o que é essa tal de melodia, harmonia e rítimo? Como eu sei que ta faltando em uma música?
Vou explicar cada uma delas:
Melodia: a melodia é a parte da música que estuda as notas separadas. Exemplos: Vocal de uma banda, guitarra solo...
Harmonia: a harmonia é a parte da música que estuda as notas juntas. Exemplos:
Violão, Teclado...
Rítimo: é o que da condução à múscia. Exemplos: Bateria, Baixo...
Então voltando ao funk e o rock: normalmente o rock tem guitarra, baixo e bateria, o que quer dizer que teoricamente é música, já o funk, na maioria dos casos, só tem uma batida e alguém cantando, onde está a harmonia? Então funk, teoricamante, não é música. Em um meio termo, forró, axé e sertanejo, na maioria das vezes, é música.
Depois dessas explicações já da pra saber que o que a gente vai aprender é Harmonia, vamos estudar notas juntas, mas mais pra frente um pouco de melodia também, para aqueles que querem aprender a fazer solos.
Essa foi nossa primeira aula, sei que foi pouca coisa, mas é só para aprender o básico de música, pois é importante se você quer ser um músico e quer tocar em uma banda, saber o que realmente você e seus companheiros estarão fazendo.
Se estiverem com dúvidas, podem tirá-las nos comentários, ou então no meu twitter (que está ali do lado), pois lá é mais fácil para responder...
E por favor, comentem...
Na próxima aula, vamos aprender sobre as partes do violão, e já passarei um exercício para você melhorar sua coordenação motora.
Pra quem gostou divulguem o blog para os amigos que querem aprender a tocar violão, e pra quem não gostou divulguem para os inimigos que querem aprender a tocar violão...
Até a próxima aula.
Vlww